Funcionamento do Vestibular Cidadão

 

 

O Vestibular Cidadão em Números

 

De uma turma de 30 alunos sediada em uma paróquia, o VC evoluiu para um curso pré-vestibular completo, com capacidade para atender, semestralmente, 120 alunos - um aumento de 300% no número de vagas semestrais.

Apesar do crescimento da oferta, a demanda por vagas é cada vez maior, atestando o reconhecimento do nome ‘Vestibular Cidadão’ entre os alunos, bem como a necessidade social do projeto. No processo seletivo do primeiro semestre de 2017, mais de 1500 pessoas se inscreveram para as 120 vagas do curso, uma relação de candidatos por vaga superior a de vários cursos da UnB, como Administração, Economia e Pedagogia, por exemplo.

Com mais de uma década de experiência em suporte ao vestibulando, o VC já auxiliou mais de 300 alunos a ingressarem em universidades públicas nacionais, o equivalente a 31,5% de um total maior que 1.000 alunos. Ressalta-se a relevante taxa de aprovação observada no primeiro semestre de 2014, dos 55 alunos que fizeram a prova do vestibular, 34 foram aprovados. Isso resulta 62% de aprovação, praticamente o dobro da média anual desde seu início.

Atualmente, O VC atinge uma marca que comprova sua competência e solidez: alcança a quantidade maior que mil de alunos atendidos, certificando assim a eficácia social da iniciativa, que proporciona a seus membros apoio e o alicerce necessário para seguir na missão de alcançar a aprovação em alguma universidade pública ou federal.






Funcionamento

Observando esses números, questiona-se: como o VC pôde crescer tanto? Com a reforma administrativa iniciada em Outubro de 2013, o Vestibular Cidadão se reorganizou em duas estruturas: Pedagógica e Administrativa

A primeira, formada por professores, monitores e suplentes, é responsável pelas aulas preparatórias, em conformidade com o currículo educacional exigido pelo MEC e com os editais do Enem e dos principais vestibulares públicos do país. Essas aulas compõem uma carga horária de 24 horas semanais, complementando diariamente as aulas do ensino público, de modo a viabilizar educação em período integral. Além de cumprir o papel de social de ser as únicas aulas diárias de alguns alunos.

A segunda é responsável por dar o suporte para que as aulas ocorram, e está dividida em quatro diretorias: Ensino, Relações Externas e Marketing, Recursos Humanos e Administrativa-Financeira.

Apenas um ano após essa divisão, conseguimosaumentar o número de voluntários em 80% e assim dar base ao incremento de 300% no número de alunos. Atualmente, o Vestibular Cidadão conta com o apoio de mais de 80 voluntários, sendo 45 professores e monitores aproximadamente, e mais de 35 membros administrativos. Nesses voluntários encontra-se a força do VC: dedicação para o aperfeiçoamento e expansão constante da transformação social.